A Dança Ghawazee - Sombati, Banat Mazin ou modern ghawazee ? parte 01

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    As ghawazee, como já foi discutido em um outro post, eram ciganas provavelmente do grupo Nawar, que se estabeleceram no Egito durante o Império Romano. 

  As mulheres viviam nas ruas como dançarinas e animadoras de festas, muitas vezes como prostitutas e possuíam um estilo sedutor e exagerado de dançar em oposição às awalim, cortesãs dos palácios, que em verdade, nenhum ocidental chegou a ter contato direto, mas se supõe pelas descrições e pelas danças palacianas como essas misteriosas mulheres deveriam ser.

   Enfim, a dança das ghawazee foi um dos estilos que serviu de estrutura no desenvolvimento da Dança do Ventre neste formato que conhecemos atualmente, mas, afinal, o que é e quais são os passos que determinam o estilo ghawazee?

   Para quem estuda mais afundo a cultura cigana, sabe-se que cada família de ciganos possuía uma forma diferente de dançar e que no final do século XIX, pelo menos dois estilos se mantiveram para o estudo ocidental: o Sombati e o Maazin

    Dentro destes dois termos ainda há a discussão pelos nomes dados, pois Sombati é também um ritmo e uma região e Maazin é o nome de uma família de ciganos, que atualmente mantém a tradição da dança.

     Dentre estes dois estilos, o primeiro é mais agressivo em termos de sedução e o segundo parece-se bastante com a dança do ventre, principalmente alguns passinhos que deram origem ao American Tribal.

   A bailarina Aisha Ali fez um resgate de qualidade quanto aos passos do estilo ghawazee como é possível de assitir video abaixo: 



     

   Também a bailarina egípcia Aida Nour desenvolveu um estilo, chamado de modern ghawazee, pois contém os passos da dança Maazin dentro de um repertório de Dança do Ventre. Abaixo Khairecya Maazin, demonstrando o estilo ghawazee segundo sua tradição:



   O estilo ensinado pelas Banat Maazin tem mais ou menos seis passos, nada mais, o que nos leva a acreditar que muito da tradição se perdeu ou que num tempo passado não havia uma exigência técnica como existe atualmente. 


   Principalmente sendo uma dança de rua, presente nas festas, a brincadeira com o público deveria ser mais explorada do que uma sequência apurada de movimentos técnicos. 


   Eu, particularmente, gosto da releitura feita pela bailarina tunisina Leila Hadaad:





    Já o modern ghawazee, criado por Aida Nour, segue a técnica do baladi com uma pontuação mais sedutora e brincalhona por parte da bailarina.

 Um vídeo que nos oferece a real condição dos ciganos egípcios e da figura da ghazyia é o Lacho Drom, seleciono abaixo o trecho a que menciono, atenção à coordenação entre quadris e pés: 





)O(

isis zahara

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