Como definir estilo Musical e saber a musica correta para a sua dança - parte 02 Baladi Awadi

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Baladi progressão  Musical


É uma estrutura musical que teve origem no Cairo, mais especificamente na rua Mohamed Ali por volta dos anos 40. Esse estilo musical é especial pois une elementos da música clássica árabe,  turca com instrumentos folcloricos Egípcios e instrumentos de orquestra ocidentais como violino, accordion, saxophone e trumpet.

 
Veja um pouco  desta famosa rua localizada no centro do Cairo:



A rua Mohamed Ali sempre foi conhecida por ser o reduto dos artistas, por ter várias lojas onde são produzidos e vendidos instrumentos musicais, pelos cafés e pelo fato de musicos, poetas e bailarinas residirem nesta area.  É claro que o glamour se perdeu com o tempo e hoje em dia não resta muito mais que algumas lembraças e muita nostalgia, mas não podemos ignorá-la pois os principais nomes da música Egípcia surgiram nesta rua.

Como era um ponto de encontro entre artista foi na rua Mohamed Ali que surgiu essa corrente musical voltada para dança feminina, num contexto de espetáculo, mas com toda as raízes na cultura popular.

A progressão musical do Baladi Awadi é de característica urbana (especialmente Cairo e Alexandria), a ser tocada nos cafés, restaurantes, nos cruzeiros do rio Nilo ou em casamentos.



Instrumentos Musicais:

Accordion: tornou-se um dos principais instrumentos para o taksim ( introdução Melodica improvisada) dentro do Baladi Awadi. Na música folclorica esse momento é tocado pela kawala.








riqq: pequeno pandeiro com platinelas originário da musica classica arabe, passou a ser tocado à maneira popular quando inserido na progessão do Baladi.




Derback: Instrumento da cultura popular que passou a ser tocado junto com o riqq.








Ney: Uma flauta de bambo de originária da música folclórica turca e que substituiu o kawala.

Teclado ou orgão:outro instrumento ocidental moderno que conquistou a musica urbana egípcia.

Alaúde: instrumento de cordas da música clássica árabe e turca que pode ser utilizado durante a progressão do Baladi Tet masculino.

Estrutura Musical

A progressão musical do Baladi possui uma diferença sutil entre a versão masculina com a feminina - atualmente as bailarinas interpretam ambas, mas no passado uma dessas versões eram dançadas apenas pelos homens nas ruas do Cairo.

A versão feminina é chamada de Awadi.
O Baladi Awadi inicia-se com o Takim (improvisação melódica) onde o accordion é o principal instrumento em seguida existe uma etapa com derback, riqq e accordion chamada de sekat (chamada e resposta). Melodia e percussão são tocados juntos e prescedem ao solo de percussão ou a uma canção folclorica.
Para entendimento didático vamos dividir aqui as etapas e os nomes referentes:



Baladi Awadi - versão feminina
Tahmela
funciona como uma chamada do accordion para dar início e é uma pequena peça musical conhecida por todos. Ouça Baladi e identificará diferentes versões dessa pequena frase musical.
Taksim
Improvisação livre do accordion ou de outro instrumento melódico.
Sakat 
 Interlúdio entre melodia e percussão também conhecido como chamada e resposta.

Awadi 
 A percussão toma seu espaço na composição e são tocados trechos de melodias conhecidas, normalmente o ritmo de base é o Maqsoum.

Tet Sari
Percussão e melodia brincam com tempo e contratempo e muitas vezes o accordion retorna uma espécie de taksim solando sobre a percussão. Ritmo Maqsoum começa a ser tocado mais rápido.

Engrarah
Transição entre o ritmo Maqsoum para o ritmo Fallahii.

Fadi
 Solo de percussão

Aflah
Composição final geralmente com base no ritmo Fallahi ou Malfuf.





Na versão masculina não há o momento entre “pergunta e resposta” mas uma brincadeira contínua onde o accordion soa no contratempo entre duas batidas do derback. O ritmo de base é Wahda Kabir, Masmoudi Sagir e Fallahi.
Em seguida partes de músicas folcloricas são cantadas e desencadeia também para o solo de percussão.
Fifi Abdou foi a primeira mulher a interpretar a versão masculina do Baladi, por isso que ela veste kaftan branco, fuma shisha, utiliza o bastão do Tahtib e interpreta de forma mais ousada. A famosa performance de Fifi Abdou tem a canção Mal'ema. Male'ma é a mulher ousada que toma atitues masculinas, fuma em público (não é muito bem visto na sociedade árabe), fala alto, tem postura de mandona.







Assista aqui um exemplo de Taksim Baladi , interpretado pela bailarina portuguesa Joana Saahirah:
 




Randa Kamel:






Ritmos de Base

Baladi feminino: Maqsoum, Fallahi, Masmoudi Kebir
Baladi Masculino: Wahda Kebir, Saidi, Maqsoum



Os Ritmos têm uma progressão interessante durante o Baladi, que sempre se inicia com uma introdução improvisada pelo accordion, Ney, saxophone ou Trumpet - chamada de Taksim e que é interrompida pelos primeiros toques do derback, isso acontece de forma sutil e é chamado de pergunta e resposta entre melodia e percussão. A sessão pergunta e resposta precede uma canção folclorica ou um solo de percussão.

Figurino Tradicional
Normalmente se usa a galabiya, um vestido reto com cortes nas laterais e lenço amarrado na região do quadril, não precisa ser decorado com moedas, pode ser apenas um pedaço de tecido.


Como dançar

Seguindo a concepção tradicional a interpretação do Baladi é um pouco mais complexa do que parece. Embora exista uma simplicidade quanto as sequencias e muitas vezes é minimalista nos movimentos ondulatórios, dançar um baladi com perfeição é um dos processos mais difíceis de serem alcançados.

Primeiro, porque não deve ser coreografado, tanto músico como bailarina devem ser espontâneos e saber compartilhar as emoções no instante da performance. Portanto, se alguém propor um workshop sobre Baladi e ensinar uma coreografia, fuja! Essa pessoa não sabe nada sobre Baladi. Ensina-se combinações que facilitam o aluno a descobrir soluções de como um movimento desencadeia em um outro ou os passos ideias para cada momento, mas nunca coreografados.

Segundo, há uma noção diferente sobre o corpo e a forma como o movimento é executado.

Terceiro, enquanto houver a ansiedade interna em seguir para uma proxima combinação de movimentos significa que a bailarina não está preparada para dançar um Baladi. Essa terceira regra me soa como se você tivesse que conquistar um estado de velhice, de sabedoria corporal, uma capacidade de anular o andar do tempo e manter-se em eternidade.





O que nos confunde

Por ser improvisado existem infinitas versões desta progressão, em algumas estão incluídas trechos de canções folclóricas, como Ya Hassan, Tahtib Shiba.

Como tornou-se uma das mais importantes manifestações musicais do Egito pode ser interpretado por uma grande orquestra com todos os instrumentos clássicos.

Por exemplo, uma cantora clássica Egípcia Oum Khultum possui uma peça chamada Lessa Faker que segue a estrutura de progressão do Baladi e é tocada com grande orquestra.

Neste em Ismaelia Fifi Abdou interpreta Um Khultum e a forma como Lessa Fakir  é tocada segue a progressão do Baladi Awadi, tendo o alaúde no momento do Taksim.



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