Como definir o estilo musical e saber a música correta para a sua danca, Clássico - part 03
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São composições complexas para grande orquestra, de estrutura longa, produzidas entre as decadas de 40 e 50 , a maioria delas presente nos filmes egípcios do mesmo periodo. Algumas gravações foram feitas ao vivo no teatro e pode-se ouvir uma grande platéia de fundo.
Atualmente existem versões modernas dessas composições, especialmente reproduzidas para a dança do ventre, embora nem sempre disponham de orquestra completa e muitas vezes o nome original não aparece. Isso acontece pois diferentes trechos musicais foram unidos em uma única composição, esse mix de melodias conhecidas é chamado de Mezdeke.
Para identificá-las o melhor procedimento é tentar reconhecer os instrumentos musicais dominantes, por exemplo, na música clássica seria o alaúde e o kanoun.
De qualquer forma a Dança Oriental tem caráter popular e as músicas clássicas quando adaptadas para a dança acabam perdendo um pouco o rebuscamento orquestrado original e se tornam mais simples. O segredo está em saber adaptar-se de acordo com a versão escolhida, por exemplo, se a composição que se tem em mãos for interpretada com instrumentos populares a dança irá seguir da mesma forma. Por isso importante identificar quais os instrumentos musicais são dominantes.
Instrumentos Musicais
Alaúde: Principal instrumento da música clássica
Kanoun: É uma arpa deitada em forma de trapézio de madeira com mais de 24 cordas. Este instrumento é descendente da antiga arpa egípcia e produz um som de água, parecido com o alaúde.
Violino/kamanjah: Instrumento clássico ocidental introduzido na música árabe por volta do século XIX.
Flauta Ney: flauta de bambo um pouco mais sofisticada que a kawala egípcia.
Voz: na música clássica é fundamental a presença de um solista que cante versos poéticos em árabe clássico: o dawr, seguido de um coro ou de refrão melódico.
Ritmos de Base:
Wahda Kebir
Masmoudi
foks/vox 2/4
1-+-2-+-|
D---T-K-|
Samai 10/8 ou 10/4
Grandes nomes da música Clássica
Oum Kulthum: Principal nome quando se refere a música clássica egípcia. Oum Kulthum possuía uma voz maravilhosa e os melhores músicos e compositores batalhavam em ter o privilégio de trabalhar com ela. Oum Kulthum era também nacionalista e cantava à maneira tradicional árabe sem se converter às influências da música ocidental. Ela se recusava a vestir roupas européias e suas músicas seguiam o tema amoroso ou nacionalista.
A valorização da cultura egípcia pela sua voz tão sublime a tornou amada por todos os egípcios e suas performances são transmitidas pela radio em todo o país até os dias de hoje.
Suas canções não foram feitas propriamente para a dança, mas, existem versões que foram adaptadas para a performance. São composições mais curtas e geralmente instrumentais. A primeira bailarina a interpretar um trecho de Oum Kulthum foi Suhair Zaki.
As versões adaptadas para a dança perdem em qualidade, pois geralmente é utilizado um teclado Rolland de 1970 para substituir os instrumentos de orquestra e as melodias ganham um aspecto "Lounge" como nesta versão de "Alf Leila Wa Leila" que embora a interpretaçao de Suhair Zaki seja impecável a música tem uma qualidade inferior à versão Original:
As versões adaptadas para a dança perdem em qualidade, pois geralmente é utilizado um teclado Rolland de 1970 para substituir os instrumentos de orquestra e as melodias ganham um aspecto "Lounge" como nesta versão de "Alf Leila Wa Leila" que embora a interpretaçao de Suhair Zaki seja impecável a música tem uma qualidade inferior à versão Original:
Veja a diferença com a versão original:
Leylat el Hob é uma outra composição que foi adaptada para a Dança do Ventre e interpretada por Suhair Zaki.
Ouça aqui a versão Original:
O que pode confundir
A arte não tem barreiras e quando uma cantora clássica como Oum Kulthum torna-se um ídolo nacional e sua música é tão maravilhosa que atravessa as fronteiras entre a classes sociais, todos os estilos a absorvem. É possível ouvir versões populares de Oum Khultum e por isso se não estivermos atentos na história e na cultura do povo Egípcio ficará difícil de entender. Por exemplo aqui, "Alf Leila Wa Leila" é interpretado em uma casa de shows no Cairo à moda Shaabi:
Um outro exemplo disso é Ana fi Intizarak, primeiro a versão Original:
Agora assista a versão da mesma música interpretada por Fifi Abdou:
Farid al Atrache
Um maravilhoso compositor libanês, cantor e exímio musicista. Farid al Atrache ficou conhecido pelos filmes da era dourada, por compor e cantar para grandes estrelas e pelo seu affair com Samia Gamal.
As composições de Farid são lindíssimas e produzidas especialmente para a dança, mas infelizmente não há muitas versões modernas e por conta disso sua obra poderá se perder no tempo.
Uma de minhas músicas favoritas é Zanouba, maravilhosamente interpretada por Samia Gamal em 1956.
Outra composição de Farid al Atrache "El Rabia"
Abdel Halim Hafez
Um grande cantor e musicista tão considerado como Om Kulthum. Embora suas músicas também sejam longas existem diversas versões adaptadas para a dança e novamente cairemos naquele probleminha em que o título original muitas vezes não aparece e ou por ser um Mezdek ( compilação de trechos) as partes selecionadas nos dificultam identificar que canção exatamente foi reproduzida.
Acredito que uma das canções mais conhecidas de Abdel Halim Hafez é Gana el Hawa e embora seja um clássico tem base na música folclorica. As versões adaptadas para a Dança do Ventre são tocadas com instrumentos populares.
Warda
Ismaooni e Batwanis Beek são suas canções mais famosas e interpretadas pelas bailarinas.
Aqui Randa Kamel utiliza uma versão de Al Eih Besoulouny como um Magency (Entrada introdutória da bailarina)